A SIC procurará ir
"muito mais além" no acompanhamento de umas eleições que se esperam ser
"particularmente importantes" para o país, sublinhou Luís Marques, que garantiu uma cobertura com
"rigor, inovação e que faça a diferença" em relação à concorrência.
O Jornal da Noite, todos os dias às 20:00, será o espaço que acompanhará mais de perto a operação informativa "Portugal 2011 -- A grande decisão" e a jornalista Clara de Rousa será o rosto principal dos conteúdos referentes ao assunto.
A operação decorrerá até ao dia das eleições antecipadas, com Luís Marques a ressalvar que nestes "cerca de dois meses" o Jornal da Noite será "muito móvel": "podemos acrescentar muito à agenda partidária", disse o responsável.
Luís Marques adiantou ainda que serão endereçadas propostas aos partidos para debates diferentes, "porque é possível fazer melhor" do que nos últimos sufrágios.
Uma das opções, adiantou o diretor-geral da SIC, passa por adotar modelos existentes nos EUA ou em Inglaterra que passam pela existência de debates com público na assistência que pode intervir e interrogar os candidatos às eleições.
Já o diretor de informação da SIC, Alcides Vieira, realçou que o objetivo da operação passa por "ir mais além" na análise da situação do país. A série de trabalhos especiais "Portugal 2011 -- A grande decisão" começa nos três primeiros dias -- de segunda a quarta-feira -- com reportagens na Grécia, Irlanda e Espanha.
O objetivo, sustentou Alcides Vieira, é traçar o "retrato da situação" em países com situações próximas à de Portugal. Pedro Coelho, Teresa Conceição e Luís Manso serão os profissionais da SIC responsáveis por estes primeiros trabalhos.
O especial informativo "Portugal 2011 -- A grande decisão" durará até à noite das eleições mas o lema será mantido em vigor até final do ano, ressalvaram os responsáveis da informação da SIC.
Gato Fedorento de regresso à SIC
Luís Marques abriu hoje a porta ao regresso dos humoristas Gato Fedorento à grelha da estação para um novo programa de comentário à situação política do país.
"O convite foi feito no dia em que terminou o 'Gato Fedorento Esmiúça os Sufráfios'", disse diretor-geral da SIC.
"Gostaríamos que eles (Gato Fedorento) repetissem a experiência. Se eles quiserem, cá estaremos", afirmou Luís Marques.
Em 2009, em período pré-eleitoral, os quatro humoristas conceberam o programa diário "Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios", misto de entrevistas a figuras políticas com apontamentos humorísticos. O programa foi considerado pela Associação de Telespetadores como o melhor desse ano.
Programa de Manuela Moura Guedes
O diretor-geral da SIC garantiu ainda que a estação apresentará na próxima semana novidades sobre o programa de Manuela Moura Guedes que deve estrear em breve.
O responsável adiantou no entanto que o programa será semanal.
Manuela Moura Guedes saiu da TVI em outubro depois de ter chegado a acordo com a estação televisiva quanto à rescisão do seu contrato de trabalho.