Pagina optimizada para Google Chrome

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Casamento Real na RTP, SIC E TVI

RTP, SIC e TVI já têm a estratégia delineada para fazer a cobertura do casamento do príncipe William e Kate Middleton, a 29 de Abril. Os enviados dos principais canais generalistas vão partir dias antes da cerimónia e começar a fazer peças de carácter noticioso para emitir nos principais jornais.


Na RTP João Adelino Faria vai ser o rosto principal pela operação da estação pública e apenas sabe que vai "partir dois ou três dias antes". Esta semana deverá haver reuniões na RTP para preparar com exactidão a operação com Rosário Salgueiro, subdirectora para a Informação não Diária, mas o pivô adianta à Notícias TV que "vão ser colocados repórteres em vários pontos do percurso da cerimónia". O plateau principal deverá ficar "instalado perto de Buckingham Palace", onde será realizada a recepção depois do serviço religioso. 

A SIC vai investir nesta cobertura enviando jornalistas e a apresentadora do Querida Júlia. "A emissão da SIC, nesse dia, vai ser toda dedicada ao casamento e Júlia Pinheiro vai fazer a emissão a partir de lá", promete Gabriela Sobral, directora de produção da SIC. Até os blocos noticiosos vão ser feitos na capital britânica. "Vamos fazer lá uma parte dos jornais, vamos acompanhar, a par e passo e a partir dos locais mais emblemáticos, toda a cerimónia e vamos dar atenção ao antes e ao depois de ela acontecer", explica o director de Informação da estação de Balsemão, Alcides Vieira. A pivô Clara de Sousa e a jornalista Sara Antunes de Oliveira serão dois dos vários rostos informativos que foram eleitos para a cobertura mediática deste acontecimento "quer para a SICquer para a SIC Notícias". Tal investimento nos recursos humanos vai implicar a instalação de um estúdio em Londres, mas Alcides Vieira garante que a SIC encontrou uma alternativa aos elevados preços praticados pelas estruturas da Eurovisão, em que se avançava que eram pedidos cerca de 100 mil euros por metro quadrado para a instalação de um estúdio. "Vamos estar integrados numa rede europeia de televisões privadas (ENEX) que partilha meios e serviços em directo", adianta o director de Informação de Carnaxide.

A TVI é a estação que mais tem feito tabu em torno da cobertura mediática do casamento real. E se inicialmente estava previsto que a apresentadora das tardes Fátima Lopes se deslocasse a Londres para fazer a programação, tal não é garantido nesta fase. Certo é que Judite Sousa vai começar a preparar, em breve, as malas para viajar até Londres. "Sim, é ela quem vai fazer a cobertura com a equipa", confirma José Alberto de Carvalho, director de Informação de Queluz de Baixo, que esclarece que ele não integrará essa equipa, composta por mais jornalistas cujos nomes não revela. Judite, por seu turno, escapa às respostas. "Ainda não há nada a dizer sobre o casamento real, é muito cedo", diz. Mas não consegue esconder a inquietação do momento. "Toda a gente gostava de estar em Londres nesse dia, mas agora temos de nos preocupar com outras matérias."

Notícia publicada no blog tudo sobre a tv.sapo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...