O Canal Q duplicou as audiências do período de emissão (das 11h30 às 2h30) um mês após a estreia da nova grelha, a 29 de Março. Durante esse período, cerca de 97.230 pessoas viram o canal por dia, tendo-se registado um pico diário de mais de 167.180 espectadores, segundo evidencia o canal.
Dos programas mais vistos destacam-se: “Uma Macacada Qualquer”, o novo programa humorístico de Nuno Markl; “O Inimigo Público”, o noticiário semanal satírico apresentado por Joana Cruz; e “Sacanas Sem Lei”, um programa sobre futebol, onde a benfiquista Leonor Pinhão, o portista Jorge Fiel e o sportinguista José de Pina comentam pacificamente a época de campeonatos, taças e afins.
O aumento significativo das audiências deve-se, sobretudo, a 3 factores: uma maior aposta no humor, com o reforço em conteúdos humorísticos e de entretenimento; reestruturação da emissão, onde depois de um estudo de audiência, o canal segmentou os diferentes targets de forma a adequar os conteúdos a diferentes horários de emissão; e à campanha de comunicação feita durante o mês de Abril, que consistiu em spots de rádio, duas vagas de mupis e imprensa, estando ainda a decorrer, durante o presente mês, uma campanha de mrecs na rede Sapo, com mais de 1 milhão de inserções.
A iniciativa tinha como objectivo dar a conhecer as novas caras do canal e associá-lo ao humor e entretenimento, assim como apresentar a nova assinatura do canal Q: “Televisão Fora da Caixa”.
O canal reformulou ainda, este mês, a sua área interactiva, funcionalidade que permite, a partir do botão vermelho do comando Meo, ter acesso gratuito e permanente a todos os conteúdos emitidos no canal.
Esta nova plataforma dispõe de um motor de busca e permite agora que o espectador possa procurar e ver todos os conteúdos, organizados por programas e séries, “de forma rápida, prática e com um interface muito acessível”, explica o canal.
A maior novidade da área interactiva é a secção “Extras do Caraças”, disponibilizada numa categoria à parte.
Apesar de toda esta reestruturação, o Canal Q e a Meo pretendem, no futuro, reforçar a aposta no lado interactivo do canal e explorar todas as potencialidades que as novas tecnologias permitem de interacção entre espectadores e programas.