Pagina optimizada para Google Chrome

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Burt Reinhardt, o homem que ajudou a criar a CNN, morreu aos 91 anos

Burt Reinhardt, um dos homens que ajudou a criar a CNN tal como a conhecemos hoje, que esteve por detrás de êxitos como Crossfire e Larry King Live, morreu ontem, aos 91 anos, por complicações relacionadas com uma série de apoplexias.
Burt Reinhardt ajudou a lançar a televisão por cabo que viria a mudar a forma como os americanos e Mundo começaram a consumir notícias (DR)

Burt Reinhardt disse uma vez: “A CNN teve um impacto profundo na indústria noticiosa. Revolucionou a forma como as pessoas sabem as coisas acerca do seu mundo. Trabalhar aqui representa novos desafios todos os dias, mas é efectivamente um trabalho de amor”.

Burt Reinhardt foi repórter de imagem durante a II Guerra Mundial. Findo o combate, seguiu funções na Fox Movietone News e depois na UPI Newsfilm, na qualidade de vice-presidente executivo. Ainda passou pela Paramount Pictures antes do criador da CNN, Ted Turner, o ter desafiado a ajudá-lo a lançar a televisão por cabo que viria a mudar a forma como os americanos e Mundo começaram a consumir notícias.

Foi vice-presidente executivo da CNN entre 1980 e 1982 e, nesse papel, ajudou a recrutar a maioria dos 200 funcionários iniciais da empresa, incluindo o primeiro pivot da estação, Bernard Shaw.

Em 1982, Reinhardt sucedeu a Reese Schonfeld como presidente da CNN. Durante os oito anos seguintes - recorda o “The Washington Post” - supervisionou a expansão da empresa, incluindo a criação de 20 redacções da CNN em todo o mundo e a criação de dois programas muito populares, o Crossfire e o Larry King Live, que só recentemente teve fim, depois de Larry King se ter retirado.

Reinhardt manteve a estação bem oleada, insistindo na importância de dar notícias importantes logo que possível e acompanhando casos que apaixonaram os americanos, como a explosão do vaivém Challenger, em 1986, e a operação de resgate da pequena Jessica McClure de um poço, em 1987, após 58 horas de cativeiro.

Durante a sua presidência, Reinhardt consolidou o espírito da estação: notícias durante 24 horas por dia, uma rede de repórteres em todo o país e, posteriormente, a expansão da CNN para países como a Índia e a China.

O trabalho cedo compensou: em 1984, a CNN tinha já conquistado 30 milhões de telespectadores por dia, de acordo com o “The New York Times”.

Burton Reinhardt nasceu no dia 19 de Abril de 1920, em Nova Iorque, e deixa a sua mulher de há 59 anos, Diana Shaw Reinhardt, uma filha e um neto. Um filho do casal, Barry S. Reinhardt, tinha morrido em 1960.

Fonte
publico.pt
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...