Pagina optimizada para Google Chrome

quinta-feira, 24 de março de 2011

GfK implementa novo sistema de audimetria

A GfK está já a operacionalizar o novo sistema de medição de audiências de televisão em Portugal. “A formação de um novo painel de lares, mais abrangente, e a implementação de tecnologia inovadora, adequada às exigências dos novos padrões de consumo e das múltiplas plataformas tecnológicas, são os próximos passos deste processo que vai permitir obter resultados mais fiáveis”, explica a empresa. 


Além disso, e ao contrário do modelo anterior, em que os dados recolhidos nas medições de audiências eram da propriedade da empresa prestadora de serviços, que os comercializava livremente, este novo concurso impôs que a Comissão de Análise de Estudo de Meios (CAEM) passasse de mera reguladora a contraente, e concomitantemente a proprietária dos dados recolhidos, adianta a GfK.

A constituição do novo painel de audimetria (com 1.100 lares para garantir a informação de 1.000) será feita através de um estudo prévio de base (Establisment Survey). Este visa estabelecer números relativos à população, para posteriormente recrutar membros para o painel, garantindo-se uma amostra de 10 mil lares inquiridos, com uma distribuição proporcional ao universo português, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. Trata-se de um sistema independente das listas de endereços e de telefones que poderia acarretar risco de enviesamento.

Quanto à tecnologia, serão instalados novos audímetros para a medição das audiências nos lares seleccionados. O novo sistema terá de estar adaptado às recentes mudanças dos hábitos de consumos das famílias e à existência de diferentes tecnologias no mesmo painel: Televisão Digital Terrestre; alargado número de canais disponibilizados; acesso a novos serviços, como, por exemplo, o video on demand (aluguer de vídeos); distribuição de televisão por ADSL; e transmissão televisiva via telemóveis e internet (IPVT).

Para responder a este desafio, a GfK implementará a tecnologia Universal Metre System (UMS), desenvolvida pela GfK Telecontrol, a empresa do grupo especializada em media. “O UMS está em constante desenvolvimento e, devido à sua constituição modular, poderá ser sujeito a novos desenvolvimentos técnicos, adicionáveis em fases posteriores, para medição de futuras plataformas, como por exemplo, audiências fora de casa”, conta.

A gestão do painel de dados gerados por estas tecnologias será feita por um software especial desenvolvido também pela GfK: o UMS–Panel-Manager, que segundo a empresa, “será o cérebro de todos os sistemas de medições instalados, que regista e gere a informação, planeia recursos e gere os membros do painel, ficando alojado numa base de dados central, o que permite uma gestão de qualidade, estruturada e abrangente”.

Fonte: briefing

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...