Os descodificadores para a Televisão Digital Terrestre (TDT), que substituirá o sinal analógico em 2012, têm boa qualidade de imagem, inclusive nos televisores convencionais, e estão a descer de preço, custando a partir de 35 euros, segundo a Anacom e a Deco.
De acordo com um estudo da Deco e da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), o desempenho e os preços dos descodificadores variam muito, "mas em todos a imagem não decepciona", mesmo quando são ligados a televisores convencionais (CRT).
O estudo foi realizado no âmbito de um protocolo entre as duas entidades e onde a Deco se compromete a realizar testes comparativos em contínuo de caixas descodificadoras para a TDT que venham a surgir no mercado.
O estudo indica que o descodificador mais barato pode ser comprado por um preço que varia entre os 34,90 euros e os 37,95 euros.
Até ao momento foram analisados 29 caixas, necessárias para que quem não possua um televisor com sintonizador digital integrado possa aceder à TDT, mas os testes continuarão a ser feitos até ao fim das emissões analógicas, em abril de 2012.
A primeira fase da cessação das emissões analógicas terrestres de televisão – o chamado 'switch off' – começa a 12 de janeiro de 2012 para os emissores e retransmissores “que asseguram sensivelmente a cobertura de uma faixa litoral do território continental”.
A segunda fase acontecerá a partir de 22 de março do próximo ano e dirige-se às regiões autónomas da Madeira e Açores.
A terceira fase, a 26 de abril, será a final e abrigará os emissores e transmissores restantes.
Assim, a cessação das emissões analógicas terrestres de televisão na fase piloto irá ocorrer nos retransmissores de Alenquer, a 12 de maio deste ano, Cacém, a 16 de junho, e no da Nazaré, a 13 de outubro.
A TDT permite um serviço de televisão com melhor qualidade de imagem e de som, assim como a transmissão em alta definição e novas funcionalidades, como o guia eletrónico de programação.