“O canal tem uma estratégia bem definida e em curso, que passa pelo reforço da informação de proximidade e por programas de entretenimento com formatos inovadores”, garante o director-geral Juan Figueroa Boullosa.
Em comunicado enviado ao Briefing, o Porto Canal afirma que “desconhece qualquer projecto de reformulação da estação com o intuito de a dedicar exclusivamente ao desporto (e de acesso mediante pagamento), conforme tem sido veiculado nos últimos dias pela Comunicação Social”.
Recorde-se que o Porto Canal estreou, em Setembro último, uma nova grelha de programas e inaugurou, em Janeiro de 2011, novas delegações regionais, o que, nas palavras de Juan Figueroa Boullosa, “confirma uma aposta firme na consolidação do projecto. A intenção do Porto Canal é aumentar e fidelizar audiências enquanto canal generalista, de vocação regional e com uma informação ajustada aos interesses da região Norte”.
Juan Figueroa Boullosa acrescenta ainda que “não faria sentido investir em novas infra-estruturas e meios tecnológicos, como as recém inauguradas delegações regionais e a introdução do sistema LiveU [tecnologia que permite transmitir sinal de vídeo e áudio através da rede móvel simples], se a intenção fosse transformar o Porto Canal num canal de desporto. Os investimentos que temos realizado, bem como a programação que está no ar, demonstram uma vontade clara de consolidação do actual projecto”, insiste o director-geral do Porto Canal.
Por outro lado, diz ainda, “o crescimento das audiências do Porto Canal mostra que o caminho que está a ser seguido é o correcto. No actual formato, o canal vai ao encontro das necessidades informativas e das preferências televisivas da população nortenha, sendo ainda do interesse de muitos telespectadores de fora da região”. Refira-se, a este respeito, que um recente estudo realizado pela IPOM – Instituto de Pesquisa de Opinião de Mercado comprova a elevada notabilidade do Porto Canal nos distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, avança o canal, adiantando que numa amostra de 500 indivíduos (universo de 3 004 428 indivíduos), 5,7% viram o Porto Canal no dia anterior ao da realização da entrevista e 54,9% viram alguma vez o Porto Canal, entre os inquiridos que recebem o sinal de televisão por cabo.
"Estes dados vêm dar razão à direcção do Porto Canal, que, em Outubro de 2010, decidiu abandonar o sistema de medição de audiências da Marktest Audiometria. Os responsáveis da estação entenderam, então, que o painel que afere as audiências televisivas em Portugal não reflectia a realidade do Porto Canal, uma vez que o número de lares com audímetro para mediar o share da estação era inferior a 50. Logo, era impossível ter uma ideia real das audiências do canal", sublinha o comunicado.
Por estas razões, Juan Figueroa Boullosa reitera que o Porto Canal vai “reforçar o carácter de proximidade da sua informação e entretenimento”. Trata-se “de cumprir a vontade dos accionistas do Porto Canal, que desejam um aprofundamento da descentralização da nossa produção televisiva. Queremos continuar a dar voz a concelhos menos mediáticos, a promover o conhecimento do país, a discutir os problemas que habitualmente não têm cobertura informativa”, sublinha o director-geral do Porto Canal.
O Porto Canal iniciou as suas emissões no dia 29 de Setembro de 2006, apresentando hoje uma grelha com 24 horas diárias de transmissão televisiva. A sua programação aposta na informação de interesse específico para os 14 concelhos que integram o Grande Porto, contando, para tanto, com a colaboração de empresas, autarquias e instituições relevantes desta área metropolitana. Recentemente, a chegada de Juan Figueroa Boullosa à Direcção Geral do Canal representou um reforço do controlo accionista da Media Luso, uma participada do grupo espanhol Media Pro.
Fonte: briefing