Pagina optimizada para Google Chrome

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Início do "switch off" da televisão analógica adiado para Maio

O arranque do processo que vai resultar no fim do sinal analógico de televisão foi adiado pela ANACOM. O início estava marcado para Fevereiro, mas passa agora para Maio. O regulador justifica com a necessidade de informar melhor as populações.

Alenquer continuará a ser a primeira localidade a ver cortado o sinal analógico, passando a dispor apenas de transmissão em sinal digital. O "switch off", como é designado o processo, passa a estar agendado para 12 de Maio e não 3 de Fevereiro, como estava inicialmente previsto. 

Depois de Alenquer, segue-se o Cacém, a 16 de Junho (em vez de 7 de Abril), e Nazaré, a 13 de Outubro (em vez de 5 de Maio). 

"Entende o ICP-ANACOM proceder ao adiamento [do processo] para o 2.º e 4.º trimestres de 2011, criando assim condições para que decorra um período adequado de informação e sensibilização da população”, pode ler-se no site oficial da Autoridade Nacional de Comunicações. 

Apesar do adiamento hoje anunciado, o regulador mantém o calendário final para o "switch off" a nível nacional. A 12 de Janeiro de 2012, os emissores que abrangem a faixa litoral do Continente vão ser desligados. A 22 de Março, será a vez dos arquipélagos e, a 26 de Abril, do resto do país. 

Com esta medida, o sinal televisivo vai passar a ser inteiramente digital e terrestre. Embora algumas televisões recentes venham já equipadas para captar o novo sinal, o sistema vai obrigar muitas pessoas a comprar aparelhos de captação desenhados para o efeito, a disponibilizar pelos operadores.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...