Segundo os dados do serviço Videotrack daMediaMonitor, em Dezembro de 2010 os canais RTP1, RTP2, SIC e TVI aumentaram o número e duração das inserções de autopromoção nas suas grelhas.
Em Dezembro de 2010, os quatro canais RTP1, RTP2, SIC e TVI passaram 10870 peças de autopromoção dos seus serviços ou programas, de 84 horas de duração. Estes números equivalem a mais de 41 minutos diários, em média, por canal.
Este valor é o mais elevado dos últimos 12 meses, ao contrário do observado em Dezembro de 2009, quando 7708 inserções de autopromoção foram exibidas. No total do ano, o número destas inserções ascendeu a 110 mil, mais 3.3% do que no ano anterior.
Em Dezembro de 2010, a duração da autopromoção ultrapassou as 84 horas, um valor que também é o mais elevado dos últimos 12 meses. O valor mais baixo foi verificado em Junho, com 62 horas. No total do ano, a autopromoção teve uma duração total de 843 horas, menos 2.6% do que no ano anterior.
Considerando o tempo de emissão dedicado à publicidade (aqui incluindo todos os espaços não considerados programas), a autopromoção representou, em Dezembro de 2010, 14.2% da duração publicitária total. O valor mais elevado dos últimos 12 meses foi observado em Janeiro de 2010, com 14.7%, enquanto o mais baixo ocorreu em Maio, com 11.1%. Ao longo do ano, a autopromoção representou 12.9% da publicidade destes canais, abaixo dos 14.2% observados no ano anterior.
Relativamente ao mesmo mês de 2009, os números de Dezembro representam um aumento de 20.7% no número de inserções de autopromoção e de 21.5% na sua duração. O peso da autopromoção no espaço publicitário total aumentou dos 12.9% em Dezembro de 2009 para os 14.2% agora observados.
Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Videotrack da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 31 de Dezembro de 2010. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.