O laboratório de formação da RTP, denominado Academia RTP, arranca na quinta-feira, com o lançamento do site onde será possível jovens apresentarem a concurso projectos inovadores nas áreas de media.
Com este projecto, a RTP pretende permitir que jovens entre os 18 e os 30 anos, através de formação no audiovisual, possam desenvolver novas competências e novos conteúdos transversais aos media, que podem ir da ficção ao documentário, passando pelo concurso, sitcom (série televisiva com humor) ou talkshow.
A ideia é “fomentar a criação de novas oportunidades para os jovens”, sendo que esta Academia funcionará durante nove meses como um “concurso sem ser um show de televisão”, disse.
Nesta primeira fase, a Academia abre concurso para seleccionar "entre 25 a 30 projectos".
O responsável salientou que será “potenciado o trabalho de equipa”, esperando-se que o autor do projecto se apresente com um grupo transversal de, no máximo, quatro pessoas.
Depois, recebendo bolsas, estes grupos escolhidos terão três meses para executar o seu projecto, contando sempre com o apoio – “coaching” – dos profissionais da casa, de televisão e rádio.
Nos restantes seis meses, todos aqueles participantes que se destacarem pela criatividade e inovação serão chamados a desenvolver encomendas de novos projectos, enquanto os restantes continuarão a trabalhar lado a lado com os profissionais da casa, sejam eles jornalistas, operadores de câmara, editores, produtores ou realizadores, entre outros.
Com esta produção de novos programas, a RTP pretende obter um número significativo de “projectos que vão surpreender”, o que lhe permitirá “escusar-se de comprar conteúdos em permanência, formatos já feitos” e ter um conjunto de “projectos-piloto prontos para mostrar às várias direcções de outros canais”.
Mário Augusto acrescentou que esta Academia deverá funcionar durante o período escolar, prevendo para Setembro a sua abertura a um novo grupo de jovens.
Ao acabar esta formação de nove meses, os concorrentes que se revelarem ser “jovens talentos” receberão, através do parceiro Instituto de Emprego e Formação Profissional, apoio para criar a sua própria empresa.
A partir de quinta-feira, disse, começa a ser divulgada através do lançamento de spots e do site, sendo que as expectativas de adesão a este projecto são animadoras, tendo em conta que “anualmente saem de cursos de comunicação cerca de 1.200 licenciados e esta formação tem uma maior abrangência”.
Mário Augusto considerou que este projecto “tem tudo para ser uma coisa completamente diferente”, lembrando que, por exemplo, um jovem apaixonado por matemática pode apresentar um projecto, devendo, contudo, ter o cuidado de apresentar na sua equipa pessoas ligadas à área de media.