Pagina optimizada para Google Chrome

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Al-Jazeera compra direitos de TV dos Mundiais de 2018 e 2022 para Médio Oriente e Norte de África



A FIFA informou hoje que a Al-Jazeera comprou os direitos televisivos dos Mundiais de futebol de Rússia2018 e Qatar2022 para o Médio Oriente e Norte de África. 

al_jazeera_logo.jpgO acordo entre a FIFA e a estação de televisão com base no Qatar é o primeiro a ser assinado após a atribuição das sedes das duas competições, em dezembro.

O negócio cobre todas as plataformas de comunicação social dos 23 países e territórios, incluindo o Egipto, Irão, Iraque, Marrocos e Palestina, mas o valor não foi revelado, segundo a agência AP.

A Al-Jazeera já havia comprado os mesmos direitos do Mundial de futebol de 2014, que será realizado no Brasil.


Academia RTP arranca amanhã



O laboratório de formação da RTP, denominado Academia RTP, arranca na quinta-feira, com o lançamento do site onde será possível jovens apresentarem a concurso projectos inovadores nas áreas de media. 
rtp.jpgMário Augusto, responsável pelo projecto Academia RTP, afirmou, em declarações à Lusa, que o objectivo é “lançar novos talentos e fazer um laboratório permanente de media” nas instalações da televisão pública no Porto.

Com este projecto, a RTP pretende permitir que jovens entre os 18 e os 30 anos, através de formação no audiovisual, possam desenvolver novas competências e novos conteúdos transversais aos media, que podem ir da ficção ao documentário, passando pelo concurso, sitcom (série televisiva com humor) ou talkshow.

A ideia é “fomentar a criação de novas oportunidades para os jovens”, sendo que esta Academia funcionará durante nove meses como um “concurso sem ser um show de televisão”, disse.

Nesta primeira fase, a Academia abre concurso para seleccionar "entre 25 a 30 projectos".

O responsável salientou que será “potenciado o trabalho de equipa”, esperando-se que o autor do projecto se apresente com um grupo transversal de, no máximo, quatro pessoas.

Depois, recebendo bolsas, estes grupos escolhidos terão três meses para executar o seu projecto, contando sempre com o apoio – “coaching” – dos profissionais da casa, de televisão e rádio.

Nos restantes seis meses, todos aqueles participantes que se destacarem pela criatividade e inovação serão chamados a desenvolver encomendas de novos projectos, enquanto os restantes continuarão a trabalhar lado a lado com os profissionais da casa, sejam eles jornalistas, operadores de câmara, editores, produtores ou realizadores, entre outros.

Com esta produção de novos programas, a RTP pretende obter um número significativo de “projectos que vão surpreender”, o que lhe permitirá “escusar-se de comprar conteúdos em permanência, formatos já feitos” e ter um conjunto de “projectos-piloto prontos para mostrar às várias direcções de outros canais”.

Mário Augusto acrescentou que esta Academia deverá funcionar durante o período escolar, prevendo para Setembro a sua abertura a um novo grupo de jovens.

Ao acabar esta formação de nove meses, os concorrentes que se revelarem ser “jovens talentos” receberão, através do parceiro Instituto de Emprego e Formação Profissional, apoio para criar a sua própria empresa.

A partir de quinta-feira, disse, começa a ser divulgada através do lançamento de spots e do site, sendo que as expectativas de adesão a este projecto são animadoras, tendo em conta que “anualmente saem de cursos de comunicação cerca de 1.200 licenciados e esta formação tem uma maior abrangência”.

Mário Augusto considerou que este projecto “tem tudo para ser uma coisa completamente diferente”, lembrando que, por exemplo, um jovem apaixonado por matemática pode apresentar um projecto, devendo, contudo, ter o cuidado de apresentar na sua equipa pessoas ligadas à área de media.

Os Números da 2ª Semana de 2011





Fonte: marktest

Audiências TV - do dia 25/01/2011

Share de Audiências
RTP1 (27.4%)
RTP2 (4.2%)
SIC (22.3%)
TVI (27.5%)
Cabo/Outros (18.6%)
Top 5 Programas
#CanalInícioDescriçãoRat%Shr%
1TVI21:39:28
ESPIRITO INDOMAVEL
17.641.6
2RTP120:00:01
TELEJORNAL
14.334.1
3TVI19:59:55
JORNAL NACIONAL
12.529.1
4RTP119:09:45
O PRECO CERTO
12.033.8
5TVI22:40:56
MAR DE PAIXAO
11.332.3
Fonte: Marktest Audimetria/Mediamonitor

José Sócrates protagoniza mais notícias em 2010


De acordo com os dados do serviço Telenews daMediaMonitor, em 2010, José Sócrates foi a personalidade que se destacou nos serviços regulares de informação dos quatro canais nacionais de sinal aberto, em número de notícias e em notícias de maior duração.


Em 2010 José Sócrates liderou em termos de número de notícias, assim como em duração total das notícias em que interveio nos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI. Esta análise exclui eventuais programas, debates ou entrevistas realizadas no período, considerando apenas os serviços regulares de informação. Na contabilização do tempo, considera-se o tempo total de duração da notícia.

O Primeiro-ministro esteve perante os ecrãs destes canais por 53 horas e 20 minutos, tendo protagonizado 1251 notícias ao longo do ano.
O Presidente da República, Cavaco Silva, foi o segundo protagonista do ano, tendo protagonizado 838 notícias, que tiveram de 33 horas e 30 minutos de duração.
Pedro Passos Coelho, líder do PSD ocupou o terceiro lugar, tendo intervindo em 703 notícias com 28 horas e 54 minutos de duração..
Teixeira dos Santos, ministro de Estado e das Finanças, foi o quarto protagonista das notícias do ano, com intervenção directa em 539 notícias de 23 horas e 46 minutos de duração.
Na quinta posição ficou Paulo Portas, líder do CDS-PP, que interveio directamente em 526 notícias de 19 horas e 30 minutos de duração.
Francisco Louçã (líder do Bloco de Esquerda), Jerónimo de Sousa (líder do PCP), Francisco Assis (líder parlamentar do PS), Marcelo Rebelo de Sousa e Miguel Macedo (líder parlamentar do PSD) encerram a lista dos 10 nomes que protagonizaram notícias de maior duração total ao longo de 2010.
Clique na imagem para aumentar
Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 e 31 de Dezembro de 2010, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo; Hoje (ex-Jornal 2) (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Fonte: marktest

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Notícias semanais em destaque nas TVs

A campanha eleitoral e a eleição presidencial foram os assuntos em destaque na semana de 17 a 23 de Janeiro de 2011, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.


Na semana em que o destaque informativo vai para a campanha eleitoral e a eleição presidencial, a MediaMonitor fez um estudo sobre a visibilidade dos candidatos Presidenciais nos programas de informação durante o período oficial de Campanha Eleitoral, decorrido entre 9 e 21 de Janeiro de 2011.


Tendo como universo de estudo os principais programas de informação da tarde e noite dos canais generalistas RTP1, SIC e TVI, a nossa análise incidiu sobre todas as notícias em cujos título e/ou lead existe referência ao nome dos candidatos. Ressalve-se que, neste estudo, não é feita a distinção entre as notícias em que um candidato foi referido e aquelas em que teve uma intervenção directa como protagonista.
Na sequência da nossa pesquisa, sobre a temática, apurámos um total de 747 notícias e um tempo total de emissão de 26 horas e 13 minutos, no período acima referido. A estação pública foi a que mais tempo dedicou ao assunto, com 9 horas e 26 minutos, e 254 notícias exibidas.
Analisando as referências a cada candidato, e considerando que cada notícia pode referir mais do que um candidato em simultâneo, obtemos o seguinte resultado:
Cavaco Silva foi o candidato mais referido nos três canais generalistas. O serviço Telenews contabilizou 295 notícias e 10 horas e 33 minutos acerca do actual Presidente da República. Segue-se Manuel Alegre, com 147 notícias e 5 horas e 40 minutos de tempo de notícias emitidas. Em terceiro e quarto lugares surgem Francisco Lopes (88 notícias e 3 horas e 16 minutos) e Fernando Nobre (87 notícias e 2 horas e 54 minutos), respectivamente. Por último, com 65 notícias a referenciá-los surgem José Manuel Coelho e Defensor Moura.
Do total das notícias que referenciam o candidato Cavaco Silva, verificamos que 89.8 % da população contactou com pelo menos uma das notícias. Por outro lado, as notícias que fazem referência a José Manuel Coelho atingem uma cobertura de 84.1%.
No que respeita ao tempo de emissão e número de notícias, por canal, para cada um dos candidatos, obtemos os seguintes resultados:



Cavaco Silva foi o candidato mais referenciado em todos os canais, obtendo na SIC a maior percentagem de notícias e tempo de emissão. 104 Notícias e 3 horas e 54 minutos, o que equivale a 42% do total do canal. Também foi na SIC que o candidato Manuel Alegre obteve o seu melhor resultado, com 54 notícias e 2 horas e 12 minutos de tempo de emissão.
Francisco Lopes e Fernando Nobre surgem nos vários canais como os terceiro e quarto candidatos referidos. Saliente-se que Francisco Lopes é, nos três canais, o terceiro candidato mencionado em termos de tempo total de duração de notícias.
Defensor Moura e José Manuel Coelho surgem sempre destacados na 5ª e 6ª posição nos vários canais, sendo que os candidatos conseguem o seu melhor resultado na RTP1.
Fazendo a análise aos resultados dos candidatos Cavaco Silva e Manuel Alegre, verificamos que obtêm o seu melhor resultado, quer em número de notícias, quer em tempo de emissão, no canal SIC. Cavaco Silva regista 35% das notícias emitidas na SIC e 37% do tempo de emissão. Por seu lado Manuel Alegre regista, no mesmo canal, 37% de notícias e 39% do tempo de emissão.
No canal TVI, Cavaco Silva e Manuel Alegre registam valores inferiores, com Cavaco Silva a obter 31% do número de notícias e 28% do tempo de emissão, e Manuel Alegre com 31% do número de notícias e 26% do tempo de emissão.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.
Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

fonte: marktest

3ª Edição do Prémio ZON anuncia vencedor na quinta-feira

zon_criatividade_premio_2010.jpg

O grande vencedor da 3ª edição do Prémio ZON, bem como os vencedores das três categorias a concurso saídos de um total de 200 candidaturas, incluindo algumas do estrangeiro, são anunciados já na próxima quinta-feira, 27 de Janeiro, pelas 18h00, em cerimónia no Museu do Oriente. 

O Prémio ZON Criatividade em Multimédia é o mais importante do sector, a nível nacional, e o maior em termos monetários, com o valor 200 mil euros. Os vencedores receberão ainda bolsas de investigação com estadia na Universidade de Austin, no Texas. Os projectos com maior potencial de negócio poderão também ser apoiados pelo IAPMEI.

Nesta terceira edição do Prémio ZON Criatividade em Multimédia foram recebidas e homologadas cerca de 200 candidaturas, incluindo, pela primeira vez, participantes internacionais.

A categoria Curtas-Metragens foi a mais concorrida, com cerca de 50% das candidaturas, seguida pela categoria Conteúdos e Aplicações Multimédia e pela nova categoria Animação Digital, respectivamente com 30% e 20% dos trabalhos a concurso.

“Entre os trabalhos premiados este ano há alguns muito originais e inovadores. Foram recebidas candidaturas de diversos pontos do mundo, algumas provenientes de empresas e instituições, outras, a título individual, e muitos trabalhos acadêmicos”, conta em comunicado a ZON.

Os dez melhores trabalhos de cada categoria, que passaram o crivo das Comissões Técnicas de Avaliação, foram apreciados pelo Júri, que é formado por representantes da ZON e por personalidades de reconhecida competência e mérito nos domínios da tecnologia, criatividade e inovação nas áreas do multimédia e do audiovisual.

No mesmo comunicado, a ZON “congratula-se com a grande adesão ao Prémio e com a qualidade da generalidade dos trabalhos apresentados, o que reforça o empenho da Empresa em prosseguir com esta iniciativa nos próximos anos”. 

“A ZON pretende desempenhar um papel cada vez mais relevante na descoberta de novos talentos e novas ideias, na dinamização da indústria multimédia e audiovisual em Portugal e encorajar novos projectos empresariais”, acrescenta.

Fonte: briefing

Fevereiro pode trazer Galaxy Tab 2… com ecrã 3D

O novo tablet PC da Samsung, que vem sendo designado Galaxy Tab 2, deverá fazer a sua "aparição" pública pela primeira vez no próximo mês, durante o Mobile World Congress, em três cores preto, cinza e branco, avançam hoje os meios de comunicação internacionais.

A feira internacional dedicada aos telemóveis e equipamentos vocacionados para a mobilidade, que acontece em Barcelona, entre 14 e 17 de Fevereiro, costuma servir de palco a lançamentos e não falta quem garanta que este será um deles.

Os rumores sobre a data de apresentação vêm acompanhados de uma lista de características a esperar do equipamento, mas convém realçar que estas não contam ainda com qualquer confirmação por parte de fonte oficial. Ainda assim, pode valer a pena conferir alguns detalhes, que podem ser indicadores do que esperar, até porque estes blogs tendem a "adivinhar" características de muitos produtos…

A avaliar pela informação que circula online, o novo Galaxy Tab será comercializado com a versão 2.3 do Android, também conhecida como Gingerbread, que poderá depois ser actualizada para a Honeycomb (a "tal" versão 3.0, optimizada para tablets). Alegadamente, esta actualização vai permitir aceder a conteúdos 3D no dispositivo, cujo ecrã Super AMOLED de sete polegadas e 2048 x 1200 pixéis virá preparado para o efeito.

Um processador NVidia Tegra 2 dual-core a 1 GHz, uma câmara de 8 megapixéis, capaz de gravar vídeos HD (1080p), e uma webcam frontal de 3 megapixéis - mais dois flashes LED, um na frente e outro nas costas do equipamento - são outras das características adiantadas.

Entre os atributos conta-se ainda o suporte 3G, 802.11 b/g/n e Bluetooth 3.0, bem como uma porta USB lateral e entrada para cartões microSD, que ajudam a memória interna de 64GB. A lista inclui também uma memória RAM de 1GB, acelerómetro, giroscópio, bússola e termómetro.


Fonte: sapo/TeK

Audiências TV - do dia 24/01/2011

Share de Audiências
RTP1 (24.7%)
RTP2 (4.7%)
SIC (22.7%)
TVI (27.2%)
Cabo/Outros (20.7%)
Top 5 Programas
#CanalInícioDescriçãoRat%Shr%
1TVI21:44:21
ESPIRITO INDOMAVEL
17.741.6
2RTP120:00:01
TELEJORNAL
13.431.4
3TVI19:59:55
JORNAL NACIONAL
13.230.0
4RTP119:53:12
DIREITO DE ANTENA
11.930.2
5SIC19:59:58
JORNAL DA NOITE
11.526.2
Fonte: Marktest Audimetria/Mediamonitor

Malato e Tânia apresentam Gala Eusébio


Os dois apresentadores da RTP1 conduzem o espectáculo, onde participam velhas glórias do futebol, músicos e humoristas


José Carlos Malato e Tãnia Ribas de Oliveira conduzem esta terça-feira, dia 25, a partir das 22.00, a Gala Eusébio, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Trata-se de uma homenagem da RTP1 ao Pantera Negra que há 50 anos chegou a Lisboa para jogar no Benfica.

Várias figuras do desporto vão marcar presença no espectáculo, como o antigo colega da Selecção Nacional, Mário Coluna, e ainda do campeão do triplo salto, Nelson Évora. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, também vai estar presente.

Muitos músicos já confirmaram a sua presença, como é o caso de Tim, dos Xutos & Pontapés, Camané, Mariza, Anjos, António Manuel Ribeiro, dos UHF, Lena d'Água, Miguel Gameiro, ex-Pólo Norte, Baile Popular, e Virgem Suta. Os humoristas Maria Rueff e Herman José também participam no espectáculo.




Fonte: rtpblog
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...