Vejamos,
então, o que aí vem. A RTP1 fará arrancar o formato de
entretenimento A Voz de Portugal, com apresentação a cargo de
Catarina Furtado. Quem Quer Ser Milionário Alta Pressão, conduzido
por José Carlos Malato, dará lugar ao concurso O Elo Mais Fraco. A
Fremantle Media será a produtora da nova versão do formato, sendo
que ainda não há um apresentador definido. Velhos Amigos e Os
Compadres constituem as séries de ficção nacional, asseguradas
pela SP Televisão, que passarão a integrar a oferta do canal.
Por
seu turno, a SIC prepara a segunda época de Peso Pesado, também
produzido pela Fremantle Media. Rosa Fogo é a novela portuguesa que
se segue naquela antena, após Laços de Sangue.
Já
na TVI, está anunciado o regresso de Teresa Guilherme à antena com
a segunda temporada de Secret Story – A Casa dos Segredos.
Relativamente à ficção nacional da TVI, Doce Tentação (título
provisório), da autoria de Sandra Santos, é a única estreia por
enquanto agendada.
Felisbela
Lopes olha com preocupação para a hegemonia que os reality shows
parecem estar a adquirir outra vez na televisão portuguesa. “Os
reality shows não são um produto televisivo de qualidade. Antes
estão ao serviço daquilo que convinha combater: o espectáculo da
vida privada; o voyeurismo, a construção de pseudo-celebridades.
Não seria possível conceber um panorama audiovisual sem eles, mas
também não seria preciso saturar o espaço televisivo de horário
nobre com este tipo de produto televisivo”, defende a docente
universitária, que integra o grupo de trabalho que está a definir o
conceito de serviço público de comunicação social. No entender de
Felisbela Lopes, uma rentrée ideal “seria aquela em que cada
estação fizesse valer a sua especificidade”, e o que se assiste
“é a um panorama confrangedoramente simples de sintetizar: pouco
inteligente na programação, inculto nos conteúdos, cada vez mais
impopular nas audiências”, conclui.
O M&P
ouviu ainda António Borga, presidente da Associação dos Produtores
Independentes de Televisão (APIT), sobre esta matéria. A versão
integral do texto encontra-se na edição desta semana do jornal.
Fonte: meiosepublicidade.pt